Editorial – Está valendo

Por Portal Opinião Pública 15/08/2024 - 11:10 hs
Foto: TSE / Reprodução

Nesta sexta-feira inicia-se em todo o Brasil o período de propaganda eleitoral geral, o que significa a abertura oficial da corrida pelas Prefeituras e pelas cadeiras nos Legislativos municipais de todo o país. A partir desta data, os candidatos a prefeitos e vereadores poderão pedir votos aos eleitores e divulgar propagandas oficiais de suas candidaturas.

A data é um momento importante no ano eleitoral porque é a partir deste momento que as campanhas passam a ganhar tração. Com as candidaturas devidamente registradas, os candidatos passam a ter maior alcance junto ao eleitorado devido às propagandas, que poderão ser feitas em diversos meios.

Entretanto, é necessário que algumas regras impostas pelos tribunais regionais sejam respeitadas neste período. Os candidatos e as pessoas envolvidas nas campanhas precisam estar atentos a essas regulamentações para não cometerem erros que levem a prejuízos. E cabe também aos eleitores prestarem atenção a isso, até para saber identificar quem descumpre o que é acordado.

Aliás, ainda sobre os eleitores, nos próximos 45 dias (período de propaganda oficial) haverá um crescimento na divulgação de informações, de propostas, de projetos e de promessas. Desta forma, caberá, aos cidadãos que irão às urnas no dia 6 de outubro, avaliar quais candidatos possuem as melhores plataformas para cumprirem aquilo que é melhor para suas cidades dentro daquilo em que acreditam.

As eleições em todo o país irão esquentar daqui em diante. Então, o melhor é estar atento.